2

Seguridade discute projeto que regulamenta profissão de cuidador de idoso

A deputada Bendita da Silva (PT-RJ), relatora do Projeto de Lei 4.702/12, que regulamenta a profissão de cuidador de idoso, emitiu parecer favorável pela aprovação do PL nesta terça (3) na audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família. Especialistas da área de saúde defenderam o projeto, de autoria do Senado, mas destacaram a necessidade de definir a atuação do cuidador de idosos.

Benedita explica que o número de pessoas no Brasil acima de 60 anos continua crescendo – de 12,6% da população, em 2012, para 13% no ano passado –, e já são 26,1 milhões de idosos no país. “A profissão de cuidador da pessoa idosa ou, simplesmente, cuidador envolve uma grande diversidade de atos e práticas que necessitam ser muito bem definidas, não só para uma correta atuação do profissional que está atuando, mas, principalmente, para o bem-estar da pessoa que está sendo atendida”, justifica a deputada.

Segundo o diretor de Assuntos Legislativos da CNTS, Mário Jorge Santos Filho, a Confederação vê com preocupação a regulamentação. “Antes de regulamentar a profissão de cuidador de idoso, devemos levar em consideração o campo de atuação e a formação destes profissionais. No nosso entendimento o cuidador de idoso deve ser uma especialização do técnico e do auxiliar de enfermagem”.

Mário Jorge afirma ainda que as entidades representantes da enfermagem irão elaborar documento que será entregue à deputada Benedita da Silva e para o departamento de gestão e trabalho do Ministério da Saúde, com o intuito de impedir que a profissão de cuidador de idoso seja conflitante com o exercício da enfermagem.

Para a coordenadora-geral de saúde da pessoa idosa do Ministério da Saúde, Maria Cristina Hoffmann, os cuidadores de idosos são necessários e fundamentais na vida dessas pessoas, devido ao nível de deterioração das capacidades motoras e cognitivas com o passar dos anos. “Com o aumento da idade, o número de pessoas com alguma limitação funcional também aumenta”, afirmou.

Hoffman destacou, entretanto, que a legalização da profissão não deve ser apenas em prol dos cuidadores de idosos, mas de todos os tipos de pessoas que sofrem algum tipo de transtorno e precisam de cuidados específicos. “Também precisamos considerar a heterogeneidade de cuidados demandados por outros grupos populacionais, como os de doenças raras ou necessidades especiais”.

O representante do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Daniel Groisman, entende que o projeto de lei é importante para derrubar as barreiras que existem em relação aos cuidadores. “A regulamentação da profissão protege e fortalece a relação dos cuidadores e facilita a sua integração nas políticas públicas”, concluiu. (Com Agência Câmara)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *