35

Primeira etapa do Curso de Formação da CNTS é concluída com garra, aprendizado e compromisso coletivo

Curso de Formação

Com muita troca, escuta, aprendizado e gana por defender os trabalhadores da saúde, a CNTS concluiu nesta terça-feira, 5 de agosto, em Cariacica (ES), a primeira etapa do Curso de Formação Sindical, voltada para dirigentes dos Sindicatos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O Módulo IV – Sindicalismo na Prática, realizado de forma presencial nos dias 4 e 5, marcou o encerramento do ciclo iniciado com três módulos online. Nessa etapa final, os participantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos anteriormente, com atividades voltadas ao exercício da oratória, simulação de negociação coletiva, construção de pautas e debates sobre os desafios enfrentados pelas lideranças sindicais na atualidade.

A formação, ministrada pela Zilmara Alencar Consultoria Jurídica e pelo Instituto Conecta Assessoria Institucional, foi conduzida por especialistas com sólida trajetória no campo do direito, das ciências sociais e da prática sindical, em um ambiente dinâmico, colaborativo e de intensa troca de experiências.

Para o presidente da CNTS, Valdirlei Castagna, a formação sindical é uma ferramenta poderosa de transformação social e fortalecimento da luta coletiva. “Estamos em um momento em que os trabalhadores da saúde precisam, mais do que nunca, de representantes preparados, com coragem e consciência. E é justamente isso que essa formação busca oferecer. É emocionante ver a gana desses novos dirigentes por aprendizado e mudança. Eles estão construindo seus espaços com garra, e é papel da CNTS estar ao lado deles nessa caminhada, oferecendo as melhores ferramentas para que os dirigentes da nossa base possam atuar com mais consistência, qualidade e força”, destacou.

A diretora de Formação e Política Sindical da CNTS, Terezinha Perissinotto, também reforçou o papel transformador da capacitação sindical. “Formações como essa são essenciais para despertar lideranças e fortalecer a atuação sindical com preparo, consciência crítica e coragem para transformar realidades”, afirmou.

No encerramento do curso, os participantes receberam seus certificados de conclusão, símbolo do compromisso com a formação contínua e com a luta coletiva em defesa da saúde pública e da valorização profissional.

A CNTS acredita que o conhecimento adquirido durante a formação se refletirá diretamente nas assembleias, nas mesas de negociação, nas campanhas salariais e nas lutas cotidianas por melhores condições de trabalho e pela dignidade de quem atua na saúde pública. Porque formação sindical não é apenas teoria, é ferramenta concreta de transformação social.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *