Ministério da Saúde participa do III Encontro das Profissões da Área da Saúde
Saúde
O evento realizado em Curitiba colocou em foco os cursos de graduação em saúde
O Ministério da Saúde esteve presente no III Encontro das Profissões da Área da Saúde, realizado dia 20 de fevereiro, em Curitiba-Paraná. O evento teve como objetivo construir estratégias sobre a metodologia de ensino e definir encaminhamentos quanto a uma abordagem conjunta sobre a demanda. Como principal ponto de debate esteve a discussão e construção da proposta sobre os cursos de graduação na modalidade de Ensino à Distância – EaD, além de avaliação permanente dos estudos comparativos de cursos presencial e semipresencial. Os participantes também apresentaram atualização de dados dos cenários nacional, estadual e parlamentar.
O Ministério foi representado pela secretária Mayra Pinheiro, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES. “Reafirmamos a posição do Ministério da Saúde, através da Resolução 515, de 7 de outubro de 2016, que reconhece a educação à distância como um dispositivo já aplicado nos cursos de graduação e utilizado, inclusive no âmbito das atividades da SGTES, através da Unasus e Avasus. Porém, ressaltamos que as instituições de ensino devem organizar para que a oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso, evitando assim, o risco de graves prejuízos à formação dos profissionais e cuidado à saúde da população”, destacou a secretária.
A Secretaria é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. Ademais, promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.