Os servidores da saúde de Natal, estão em greve desde o dia 15 de abril. Representantes do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem (Sipern) participaram na manhã desta última quinta-feira (8) de um ato em defesa da regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas para os profissionais da Enfermagem. A manifestação seguiu uma programação nacional.
O projeto está pronto para entrar em votação no Congresso Nacional, e institui a jornada de 30 horas semanais para a enfermagem.
Uma comissão formada pela diretoria dos sindicatos participou de uma reunião com os deputados Fernando Mineiro (PT) e Antônio Jácome (PMN) para discutir a realidade das condições de trabalho da categoria. Segundo Jácome, a reivindicação dos profissionais é justa e defendeu a necessidade de o parlamento lutar para essa conquista. “Estamos mobilizados para que o Congresso Nacional paute o projeto ainda este semestre“, disse.
De acordo com o sindicato, a enfermagem do Brasil conta, atualmente, com cerca de 2 milhões de profissionais no mercado de trabalho, destes 25 mil registrados no Rio Grande do Norte, o que representa 50% dos trabalhadores de saúde no Estado.
O PL 2295/00 tem enfrentado dificuldades em sua tramitação no Congresso Nacional, inclusive tendo sido arquivado em 2005. Atualmente, aguarda votação final na Câmara dos Deputados, dependendo que o presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN) coloque-o na pauta para votação, sob pena de ser novamente arquivado.