CNTS participa de Encontro do Regional do Setor de Saúde da ISP

Saúde

Na condição de entidade filiada à ISP – Internacional de Serviços Públicos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde participou do Encontro Regional do Setor Saúde, realizado na cidade de São Paulo, nos dias 04, 05 e 06 de dezembro. A CNTS esteve representada pelo presidente Valdirlei Castagna, pelo vice-presidente, Osmar Gussi e pela diretora de Formação e Política Sindical, Terezinha Perissinotto.

O encontro teve como um dos pontos principais estabelecer o intercâmbio de boas práticas entre os países participantes da ISP e a criação da Federação dos Trabalhadores da Saúde das Américas.

A criação da Federação é um passo importe na organização dos trabalhadores da saúde das Américas e para o fortalecimento das pautas dos trabalhadores do setor na região.

A CNTS, através do presidente da entidade, ocupará uma das vagas de titulares da primeira diretoria da nova entidade.

Entre os assuntos discutidos no Encontro Regional estavam o debate sobre a promoção da saúde e do cuidado como um direito humano e um dever do Estado, garantindo o acesso universal de forma equitativa. Além da defesa e proteção dos direitos trabalhistas e sindicais dos trabalhadores da saúde pública e privada em condições de igualdade, equidade, e segurança em ambientes livres de violência e assédio, com ampla cobertura de negociação coletiva reconhecida por lei.

Um painel discutiu sobre a influência e formulação de políticas públicas com o objetivo de promover qualidade da saúde da população, sob a premissa que a saúde deve estar sempre acima do lucro.

Um dos temas centrais do encontro também foi a discussão e elaboração da agenda da nova Federação.

Estiveram presentes no Encontro participantes de países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Canadá, Guatemala, que discutiram ainda, assuntos relacionais a estrutura profissional da saúde e a formação dos profissionais.

 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *