
CNTS cobra compromissos da EBSERH na 6ª Reunião da MNNP
Ebserh
Na última quinta-feira, 14 de agosto, foi realizada a 6ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente da EBSERH (MNNP-EBSERH), na qual a CNTS cobrou a garantia de condições dignas de trabalho, valorização e respeito aos trabalhadores da Empresa.
Entre as pautas questionadas pela Confederação, mesmo fora da agenda oficial, estiveram o andamento do reajuste de R$ 1.000,00 para assistentes administrativos e técnicos em radiologia, além do reenquadramento de diversas categorias, considerando que a última janela de suplementação orçamentária está prevista para o período de 1º a 12 de setembro de 2025. Além disso, a CNTS requereu que a EBSERH apresente o cronograma da Progressão 2025. A empresa ficou de responder por e-mail às entidades sindicais.
Também foram cobradas a implantação integral das salas de apoio à amamentação previstas no ACT; a revisão dos Procedimentos Operacionais Padrão, que atualmente apresentam orientações discriminatórias e dificultam a contratação de gestantes e lactantes; e o respeito aos direitos garantidos sobre atestados e declarações médicas, especialmente no que se refere à observância das cláusulas previstas no Acordo Coletivo de Trabalho.
Ponto eletrônico – A CNTS manifestou preocupação com a implantação do ponto eletrônico com reconhecimento facial, alertando para a necessidade de proteção dos dados dos trabalhadores. A EBSERH afirmou que seguirá as normas da LGPD e prevê a implantação do sistema nos próximos 45 dias úteis.
Outro ponto debatido foi a correção do cálculo do adicional de insalubridade para técnicos em radiologia admitidos após julho de 2019. A empresa confirmou que a mudança será feita em setembro, com pagamento retroativo até dezembro, beneficiando 51 profissionais.
A Confederação também cobrou a correção dos Perfis Profissiográficos Previdenciários (PPP), pendência tratada desde a primeira reunião da MNNP, em fevereiro deste ano. A EBSERH prometeu concluir as alterações até setembro, mas ressaltou que nem todos os casos geram direito à aposentadoria especial. Confira o relatório completo da reunião clicando aqui.