61
Foto: AdobeStock

Sateal denuncia Santa Casa de Maceió por coagir profissionais a adotar escala abusiva

Sindicatos de Base

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas – Sateal formalizou denúncia na Procuradoria Regional do Trabalho contra a Santa Casa de Maceió, por coagir os profissionais a fecharem acordos individuais para estabelecer jornada diurna e/ou noturna de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, sem direito a folga semanal. A empresa colocou o início da jornada para esta segunda-feira, 04. A medida já foi suspensa pelo hospital, após notificação da PRT.

No vídeo recebido pelo Sindicato, uma mulher narra como os profissionais devem preencher o documento, entregue a todos os trabalhadores da enfermagem. “Tivemos acesso ao documento e encaminhamos, junto com os vídeos, para o Ministério Público. Esse acordo anula a folga semanal, direito importante e necessário a saúde física e mental do profissional”.

Aproveitando a situação atual da pandemia, as empresas estão agindo de modo oportunista e retirando a folga, conforme denúncias. O Sateal vai continuar denunciando ao MP as empresas que fizeram alteração na escala de trabalho de forma individual e sem o acordo coletivo, como as empresas denunciadas estavam fazendo.

Ação dos Sindicatos reverteu situação no Hospital do Coração – A atuação conjunta dos Sindicatos dos Auxiliares e Técnicos, Enfermeiros e Empregados em Serviços Gerais junto com a Procuradoria Regional do Trabalho a partir de denúncia dos profissionais conseguiu impedir a implantação da escala 12×36 no Hospital do Coração, em Maceió. A empresa propôs jornada semelhante e a agilidade na atuação da entidade junto à Procuradoria reverteu o quadro, em favor dos trabalhadores.

“Uma jornada nessa proporção causaria colapso na saúde dos trabalhadores. Essa jornada causa adoecimentos e danos irreparáveis, tanto para profissionais quanto para os pacientes, que sentirão o reflexo desse atendimento”, destaca Mário Jorge Filho, presidente do Sateal.

Fonte: Sateal
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *