Plenária dos Conselhos realiza ato político pelo SUS

Quase duas mil pessoas que participam da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, que inclui, também entidades e movimentos sociais populares assistiram nesta terça-feira (27) a um ato político em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).


A presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, destacou a importância do ato político na luta em defesa do SUS.

 

“Está aqui uma das maiores expressões da democracia brasileira.  Nesta plenária já estiveram presentes representantes do legislativo, do judiciário e o próprio ministro da Saúde, Arthur Chioro, mas acima de tudo, estão aqui representados todos os conselhos de saúde,  movimentos negro, LGBT, indígenas, agricultores, todas as expressões do país”, disse Socorro.


Segundo a presidente do CNS, o momento é de disputa política em todos os espaços – no legislativo, no judiciário, no próprio governo – e esta disputa só pode ser feita com a participação de todos os atores.

 
Maria do Socorro, reiterou a necessidade de uma conversa direta dos representantes do Controle Social da Saúde com a presidenta Dilma.  
“A presidenta recebe a todos os movimentos individualmente, mas precisa nos receber como representantes do Controle Social”.


Para o deputado Amaury Teixeira (PT-BA), o SUS é o maior patrimônio do país e é usado por todos, pobres e ricos, sendo que 75% da população brasileira é assistida única e exclusivamente pelo SUS.

 

O deputado afirmou que o Brasil tem o maior sistema de imunização e de distribuição gratuita de medicamentos de alto custo do mundo.  “Com o dinheiro que recebe, o SUS faz milagres”, disse Amaury, que defendeu o projeto de lei de iniciativa popular SUS+10, que pretende destinar 10% da receita corrente bruta da União para a Saúde. (Fonte: CNS)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *