13

Fiocruz lança artigos que destacam o SUS no combate à Covid-19

Saúde e Ciência

Entre os nove artigos selecionados na publicação da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, temas como financiamento e hospitalização.

Até o dia 22 de janeiro de 2021, o mundo tinha mais de 96 milhões de casos confirmados de Covid-19 e mais de dois milhões de mortes, segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS. Enquanto isso, as instituições públicas do Sistema Único de Saúde – SUS, Fiocruz e Instituto Butantan, iniciam a campanha de imunização com as vacinas Oxford-AstraZeneca e Coronavac, respectivamente, numa corrida para tentar livrar o Brasil do SARS-Cov-2, o coronavírus.

Na primeira edição do ano, o boletim BiblioCovid traz como tema “O SUS no combate à Covid-19”, com nove artigos, com destaque para questões como a hospitalização no SUS (“COVID-19 hospitalizations in Brazil’s Unified Health System (SUS)”); financiamento do sistema de saúde (“Os desafios do financiamento do enfrentamento à COVID-19 no SUS dentro do pacto federativo”); demanda e oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação (“Pandemia por COVID-19 no Brasil: análise da demanda e da oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida segundo diferentes cenários”) e o fortalecimento do sistema de saúde público do Brasil (“Ações integradas e o fortalecimento do Sistema Público de Saúde Brasileiro em tempos de pandemias”).

A edição de janeiro/2021, do boletim BiblioCovid pode ser baixada clicando na imagem abaixo ou diretamente no Repositório Institucional Arca, no endereço

O boletim BiblioCovid tem como objetivo levar artigos atualizados que estão sendo produzidos sobre a pandemia aos pesquisadores, profissionais de saúde, professores e alunos. Para acessar a íntegra do Boletim, clique aqui.

Fonte: Fiocruz
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *