Empossada nova diretoria da CNTS para gestão 2022/2027
CNTS
Foi empossada nesta terça-feira, 01, a nova Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS, eleita em dezembro de 2021, para mandado 2022/2027. Compõem a diretoria o presidente Valdirlei Castagna; o vice-presidente, Osmar Gussi; a secretária-geral, Lucimary Santos Pinto; e a tesoureira-geral, Maria Salete Cross. Em decorrência da pandemia, a solenidade ocorreu de forma virtual.
A cerimônia foi presidida por Adair Vassoler, presidente da Comissão Eleitoral, que deu posse aos novos membros da diretoria. Adair também fez um emotivo discurso de despedida. “Fui um dos fundadores desta Confederação e durante muitos anos tive o privilégio e o orgulho de representar os trabalhadores da saúde. Tive a honra de encontrar e conhecer pessoas maravilhosas que foram uma bênção na minha vida e na vida da CNTS. Aproveito para desejar aos atuais dirigentes, um ótimo trabalho, uma ótima gestão em favor dos profissionais da saúde. Espero que este seja apenas o primeiro passo de uma trajetória de muito sucesso, sempre guiados pela ética e pela defesa intransigente dos serviços públicos e dos direitos sociais e trabalhistas da categoria”, afirmou.
O presidente da CNTS, Valdirlei Castagna, reafirmou o compromisso da instituição com os trabalhadores da saúde. “Assumimos uma grande missão, acreditando que podemos fazer muito. Mesmo com a pandemia, o trabalho em prol da categoria não parou e não vai parar. Enquanto representantes dos trabalhadores da saúde, fizemos de tudo para buscar proteção e segurança aos profissionais, especialmente, durante este período de pandemia. Estamos numa luta árdua para buscar melhores condições de trabalho e para que os profissionais tenham sua devida valorização e reconhecimento através da aprovação do PL 2564/20 e do PL 2295/00. Nossos desafios serão enormes e tenho a certeza que a nova diretoria conduzirá uma gestão de excelência para atender todos os anseios da categoria”, destacou.
A deputada federal Carmen Zanotto (CIDADANIA/SC) exaltou o apoio recebido da CNTS na luta pela aprovação do piso salarial da Enfermagem. “Neste ato de posse, quero muito agradecer a Confederação e aos profissionais da Enfermagem pelo apoio para que possamos continuar. O ato de posse é um dia de celebração, mas também é um dia de renovação dos compromissos. E o meu compromisso com a enfermagem brasileira é não descansar até aprovarmos o PL 2564/20. Estamos buscando outras fontes de financiamentos, mas será com unidade da enfermagem brasileira que vamos conseguir garantir reconhecimento e dignidade para a categoria”.
A secretária sub-regional da Internacional de Serviços Públicos – ISP, Denise Motta Dau, destacou o importante papel da CNTS na luta em defesa dos profissionais da saúde durante a pandemia. “Para nós da ISP, a CNTS vem cumprindo um papel muito importante. Em 2020, no bojo da pandemia, a CNTS nos deu sustentação através da pesquisa “Trabalhadores e Trabalhadoras protegidos salvam vidas”. Isso foi fundamental para subsidiar as tentativas de negociações, as ações judiciais e a denúncias junto à Comissão Internacional de Direitos Humanos e à Organização Internacional do Trabalho – OIT sobre falta de investimento na saúde e falta de EPI’s aos profissionais que atuavam na linha de frente”, ressaltou.
O ato solene contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Saúde – CNS, Fernando Zasso Pigatto; da coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, e dos presidentes da Federações Filiadas. Falando em nome das federações, Milton Francisco Kempfer, presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Sul – FEESSERS, ressaltou a confiança na nova gestão. “Tenho muita confiança na nova direção que está assumindo porque sei ela vai saber ter inteligência de que o sindicalismo não é a sede, não é o telefone, não é o recurso financeiro. Sindicalismo é a união de todos. Quero desejar muito sucesso e muita união aos dirigentes. Tenho a certeza que vocês irão realizar uma excelente gestão”.
Eleição – O pleito ocorreu em 8 de dezembro de 2021, durante o II Congresso Eleitoral Ordinário, com chapa única. A chapa recebeu 100% dos votos dos delegados votantes, o pleito sindical contou com a participação de 84,75% dos delegados inscritos.
Confira, logo abaixo, a composição da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes da CNTS Gestão 2022-2027:
Presidente: Valdirlei Castagna
Vice-presidente: Osmar Gussi
Secretário-Geral: Lucimary Santos Pinto
Secretário-Geral Adjunto: Adilson Luiz Szymanski
Tesoureiro-Geral: Maria Salete Cross
Tesoureiro-Geral Adjunto: José Carlos dos Santos
Diretor de Patrimônio: Isabel Cristina Gonçalves
Diretor de Assuntos Legislativos: Mário Jorge dos Santos Filho
Diretor de Políticas Públicas e Serviços Públicos: Manoel Pereira de Miranda
Diretor de Assuntos Internacionais: José Raimundo Santana dos Santos
Diretor de Formação e Política Sindical: Terezinha Perissinotto
Diretor Jurídico e de Assuntos Trabalhistas: Carlos Alberto Monteiro de Oliveira
Diretor de Assuntos da Previdência e Assistência Social: Domingos da Silva Ferreira
Diretor de Assuntos de Aposentados e Pensionistas: Clotilde Marques
Diretor de Negociação Coletiva: André Luiz Silva dos Santos
Diretor de Imprensa e Comunicação: Mistrael Mário Pereira da Silva
Diretor de Assuntos de Gênero, Raça, Diversidade e Juventude: Tatiane de Castro
Diretor de Segurança e Saúde do Trabalhador: Lázaro Antônio Santana
Diretor de Pesquisa, arquivo e Memória Sindical: Dejamir Souza Soares
Diretor de Cultura Esporte e Lazer: Joaquim Valdomiro Gomes
Diretor de Assuntos Econômicos: Jeová Gomes dos Santos
Suplentes De Diretoria
Margarete Lavarda Resmini
Ubiratan Gonçalves Ferreira
Josemar Bezerra da Nóbrega
Antônio Agamenon Torres Viana
Fabio Ramos Nunes Fernandes
Lamartine dos Santos Rosa
Luana Mendes Leite Soares
Bianca D’ Carla Macedo da Costa
Adailton Antônio da Silva
Adailton Antônio da Silva
Leodália Aparecida de Souza
Welida Costa Gonçalves
Marcio Teixeira Barboza
Eloisa Moura Azevedo Arce
Melchora Gomes Ibanez Rodrigues
Márcio Pascoal Ribeiro Junior
José Carlos da Silva
Denise de Matos de Freitas
Dalva Maria Selzler
Júlio Cesar Lopes Frota
Clóvis Corrente
Conselho Fiscal – Efetivos
Walter José Bruno D’Emery
Silvio Vidart Madruga
Walteci Araújo dos Santos
Conselho Fiscal – Suplentes
Carlos Borges da Rosa
Graciete Mouzinho
Aparecida dos Santos Lima
Gostaria de acompanhar