45
Manifestação em defesa da enfermagem na Avenida Paulista, em 2018.

Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem acontece em Minas Gerais

Enfermagem

Mobilização nacional, que acontecerá em 17 de maio, busca resgatar o respeito, a dignidade e a valorização dos profissionais da enfermagem. Toda a direção da CNTS participará do ato. No dia anterior, 16, acontecerá a reunião da diretoria para debater as pautas da categoria.

Com o objetivo de chamar atenção para a pauta nacional dos profissionais de enfermagem, o Fórum Nacional da categoria realiza, em 17 de maio, o Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem. O ato, que está previsto para acontecer na Praça da Estação, em Belo Horizonte/MG, contará com a participação das sete entidades nacionais que compõem o Fórum – entre elas a CNTS. A passeata, marcada para as 9h, seguirá com os trabalhadores e lideranças, em direção à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A mobilização nacional busca pedir mais valorização e reivindicar as bandeiras prioritárias da categoria, como a jornada de 30 horas semanais, piso salarial nacional, descanso digno e melhores condições de trabalho.

“A CNTS conclama todos os trabalhadores da saúde a participarem do movimento, pois ele é de fundamental importância para dar visibilidade a causa da categoria. Somente com pressão dos trabalhadores da saúde que projetos prioritários da enfermagem voltarão a tramitar no Congresso Nacional. Nossa expectativa é trazer à tona do debate nacional questões referentes a esta categoria tão fundamental à saúde pública brasileira”, afirma o secretário-geral da CNTS e membro do Fórum, Valdirlei Castagna.

Após a passeata acontecerá audiência pública, às 14h30, na Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa, para debater as pautas da enfermagem, tais como regulamentação da jornada de trabalho e o piso salarial nacional. Durante a audiência haverá também o lançamento da Frente Parlamentar Mineira em Defesa da Enfermagem. Além disso, a categoria da também está articulando a retomada das atividades da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem do Congresso Nacional.

Toda a direção da CNTS participará da mobilização em defesa da enfermagem. No dia 16, na capital mineira, haverá reunião da diretoria para debater as pautas da categoria.

30 Horas – A Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal realizará audiência pública, no dia 16 de abril, às 9h, no plenário 9, com o objetivo de debater o Projeto de Lei 2295/2000, que dispõe sobre a jornada de trabalho de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em todo o Brasil. O requerimento foi subscrito pelos deputados Frei Anastácio (PT/PB), Patrus Ananias (PT/MG), Maria do Rosário (PT/RS), Erika Kokay (PT/DF) e Luiza Erundina (PSOL/SP).

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese, mais de cem municípios e dez Estados já instituíram essa carga horária diante da demora da aprovação do projeto de lei que tramita há 19 anos no Congresso.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a jornada de 30h semanais para a área da saúde. Longas jornadas estão associadas ao aumento de ocorrências adversas na saúde e ao adoecimento dos profissionais.

CNTS

Uma opinião sobre “Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem acontece em Minas Gerais

  • Maria José Pereira Rosa Ramos

    Precisamos de reconhecimento pelo nosso trabalho, estamos nos desgastando em jornadas duplas, devido falta de valorização profissional, estamos ganhando muito mal, a enfermagem está adoecendo. Pedimos socorro.

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a CNTS
nas Redes Sociais