12
Foto: AdobeStock

Brasil tem mais de 370 pesquisas científicas sendo realizadas para tratar e combater a Covid-19

Saúde e Ciência

Os dados são da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa do CNS

Especialistas e cientistas em todo mundo trabalham assiduamente para encontrar uma forma eficaz de enfrentar a Covid-19. No Brasil, a situação não é diferente. São mais de 370 estudos e pesquisas científicas relacionadas ao tratamento e combate do Novo Coronavírus sendo realizadas no país. Os dados são da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa – Conep do Conselho Nacional de Saúde – CNS, conforme boletim publicado na última sexta-feira, 29.

Os estudos têm características metodológicas diversas e um número variável de participantes, sendo desde uma pessoa – relato de caso, passando por 1.300 – ensaio clínico, até a previsão de inclusão de mais de 14 mil pessoas – estudo epidemiológico de base populacional.

A diversidade de temas abordados nas pesquisas também é grande, sendo estudos com plasma convalescente como alternativa terapêutica, estudos sobre o desenvolvimento de testes sorológicos e evolução da prevalência da infecção no país, dentre outros.

Além da avaliação da eficácia e segurança da administração oral de hidroxicloroquina em associação à azitromicina, a comissão também autorizou pareceres para pesquisas com métodos para minimizar a exposição ao ar durante os procedimentos, ensaios com uso de células-tronco mesenquimais.

Agilidade na avaliação de pareceres – A Conep é responsável pela análise ética e autorização dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil. Diante da pandemia do Novo Coronavírus e da emergência para enfrentar a doença, a comissão criou ações para agilizar as análises, como o estabelecimento de câmaras técnicas que funcionam em três períodos do dia, durante os sete dias da semana.

Existem protocolos que necessitam de respostas rápidas para projetos urgentes e outros referentes a projetos que apresentarão resultados a médio e longo prazos. Com base nestes critérios, as análises dos pareceres podem ser realizadas diretamente pela Conep ou pelos Comitês de Ética em Pesquisa – CEP de origem, num esforço coletivo para que todos os estudos relativos à Covid-19, encaminhados para a análise ética, sejam tratados com a urgência que a situação exige.

“Mantivemos na Conep as análises de pesquisas que necessitam de respostas rápidas, de projetos urgentes que podem causar um impacto agora”, avisa o coordenador da Conep, Jorge Venâncio. “Com estes critérios é possível analisar os pareceres de maneira ágil, para projetos em caráter emergencial”, completa.

Todos os protocolos Covid-19, indicados como prioritários pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, estão sendo analisados imediatamente e todas as audiências solicitadas estão sendo atendidas em curto prazo.

A comissão nacional analisa os protocolos de áreas temáticas especiais, os indicados pelo Ministério da Saúde e secretarias de saúde – estaduais, municipais e do Distrito Federal, ensaios clínicos, protocolos de pesquisa com temática da Saúde Mental e aqueles a critério dos CEPs. Os demais protocolos são analisados nos comitês de ética.

A Conep atualiza os dados sobre os estudos e pesquisas científicas que envolvem a pandemia causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) todas as terças e sextas-feiras. As informações são públicas e os boletins ficam disponíveis no site https://conselho.saude.gov.br/publicacoes-conep

O último boletim apresenta a distribuição das pesquisas por estado. Essa distribuição não está relacionada aos locais onde estão os participantes das pesquisas e sim aos Centros Coordenadores. Ou seja, há pesquisas com mais de cem participantes espalhados em todo o país cujo Centro Coordenador está localizado em um estado específico. O boletim inclui somente as pesquisas analisadas pela Conep.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *